BLOGUE DA ORGANIZAÇÃO DA FREGUESIA DE LORDELO DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

terça-feira, 4 de agosto de 2009

PROGRAMA ELEITORAL DA CDU LORDELO



ACESSIBILIDADES E SEGURANÇA
Elaboração e concretização de um Plano de Regularização do Trânsito através da criação de sentidos únicos, barreiras, rotundas, lugares de estacionamento, semáforos e passadeiras, eliminando o congestionamento e o estacionamento abusivo e aumentado a segurança de condutores e peões.
Pavimentação, beneficiação e limpeza de todas as ruas de Lordelo. Abertura de novas ruas. Alcatroar definitivamente a 3.º via entre o Edifício “Servilor” e a “Quinta da Batalha”
Beneficiação da Zona Industrial de Lordelo através da qualificação das ruas e acesso às fábricas, mais e melhor sinalização, bem como criação de condições de instalação de equipamentos de protecção ambiental, com recursos a fundos nacionais e comunitários. Promover uma política de deslocalização das oficinas e fábricas que se encontram no meio da população para a Zona Industrial.
Promover uma política urbanística baseada no respeito das normas legais e ambientais, nomeadamente pela rejeição de prédios sem estacionamento ou sem adequada ligação à rede de saneamento.

ÁGUA
A 1 de Junho de 2001, a Câmara Municipal de Paredes concessionou por 35 anos o Sistema Público de Abastecimento e Tratamento de Águas de Paredes a uma Empresa Privada Multinacional de Gestão da Água, a Veolia, até 31 de Maio de 2036. Actualmente, estão mais que comprovados os verdadeiros objectivos: maximização do lucro e o interesse público é subordinado aos interesses privados, desaparecendo o direito à participação da população da política de abastecimento de água.
Assim, defendemos a rescisão do Contrato de Concessão à Veolia e a garantia de acesso de todos à água potável baseado em preços justos.

AMBIENTE E HIGIENE
Acabar com os maus-cheiros e descargas de lixo na nossa cidade, com recurso à sensibilização e denúncia junto das entidades competentes. Disponibilização regular de sacos de lixo às instituições. Colocação de mais contentores para o lixo e Ecopontos aliado a uma maior e melhor recolha do lixo e dos materiais recicláveis.
Cobrir toda a freguesia com saneamento básico.
Resolver definitivamente o problema da ETAR de Arreigada que polui constantemente as águas do Rio Ferreira, nomeadamente pelo seu encerramento e procura de uma solução mais moderna e eficaz.
Tirar e deslocar os tubos de saneamento do leito do Rio Ferreira, através da solução de enterro dos mesmos nas margens do Rio e ligação do tubo que termina a jusante da Levada do Souto – onde é feito descargas poluentes da ETAR da Arreigada, até à Estação de Tratamento de Campo (Valongo), acabando com a poluição no Rio Ferreira.
Promover juntamente com as Associações a limpeza regular das margens do Rio Ferreira.
Abertura, manutenção e limpeza das casas de banho públicas junto do Edifício da Junta de Freguesia e do Jardim Central.
Limpeza dos fontanários, realização de amostras regulares à água e publicação dos resultados.
Criação de mais espaços verdes fora do centro da cidade.
Construção de um Fluviário e Centro de Interpretação Ambiental junto das margens do Rio Ferreira.

APOIO À COMUNIDADE
Construção de Habitação Social através da criação de uma Cooperativa de Habitação.
Descentralização dos serviços. Colocação de um funcionário da Câmara ao serviço dos Lordelenses.
Alargar o período de funcionamento da Junta e de atendimento do Presidente, nomeadamente um dia à semana durante a noite e sábado de manhã.
Criar uma página na internet de qualidade que sirva, entre outras coisas, como um portal para os cidadãos exporem as suas inquietações à Junta de Freguesia.
Elaborar protocolos com empresas de transporte público, de forma a servir melhor os Lordelenses, sobretudo aqueles que vivem nos sítios mais isolados da nossa cidade.
Promover soluções que permitam criar estabelecimentos comerciais, farmácias e outros serviços de forma a diminuir a assimetria entre o centro da cidade e as suas periferias.
Criar um “Gabinete de Inserção Social e de Apoio ao Desempregado” por parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Penafiel, Fundação A Lord e Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (CFPIMM) que promova acções de formação profissional através de parcerias com organismos públicos e locais e medidas de inserção no mercado de trabalho.
Criar um Gabinete de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas, que apoie no plano jurídico e burocrático: criação de empresas, acesso ao crédito bonificado, candidaturas aos Fundos Comunitários, etc.
Promover uma política de apoio e integração do cidadão deficiente, como por exemplo, a eliminação de barreiras físicas nas ruas e edifícios públicos.

CULTURA
Apoio a todas as Associações de Lordelo.
Construção de um “Percurso dos Moinhos de Água” em Cerqueda e Penhas-Altas, pelo aproveitamento, beneficiação e divulgação dos antigos moinhos de água e das suas zonas envolventes.
Valorização da ponte românica.
Tornar acessível a Torre dos Alcoforados fazendo valer a consagração da lei de “imóvel de interesse público”.
Criar umas verdadeiras “Jornadas Culturais”, que não sejam um mero aglomerado de actividades promovidas pelas Associações de Lordelo ou pela Câmara Municipal de Paredes, abusivamente aproveitadas pela Junta de Freguesia, com actividades ligadas ao teatro, cinema, música, artes plásticas, etc., com um tema comum em cada ano.
Criar o “Museu do Mobiliário” em Lordelo.
Criar um verdadeiro jornal independente e imparcial que verse sobre Lordelo e os Lordelenses.

DESPORTO
Construção de um Parque Desportivo Radical onde os jovens possam praticar desportos ou realizar actividades radicais.
Promover actividades desportivas populares, como por exemplo provas de Atletismo, Corta/Mato, Andebol, Basquetebol, etc.
Organizar Olimpíadas ou Jogos Internacionais em diversas modalidades desportivas em parceria com cidades estrangeiras.

EDUCAÇÃO
Criação ou beneficiação dos Parques de Recreio das Escolas e Jardins de Infância e promover soluções que dignifiquem as instalações escolares.
Promover um sistema de segurança entre todas as Instituições Educativas de Lordelo em ligação ao Posto da GNR com a finalidade de acabar ou diminuir os assaltos e actos de vandalismo que as mesmas sofrem.
Concretizar soluções que permitam a segurança, especialmente das crianças, nas saídas das Escolas EB1 e Jardins de Infância.
Solucionar o problema da saída dos alunos no final do dia lectivo na Escola EB 2,3 de Lordelo, pela criação de uma entrada/saída alternativa pela zona da Quinta de Soutelo, por detrás das Piscinas.
Rejeitamos o encerramento previsto de certas Escolas e Jardins de Infância.
Construção de um Parque Infantil/Juvenil na Urbanização da Rua dos Combatentes (Parteira).

SAÚDE
Promover uma frente de pressão política e social para exigir melhor qualidade do serviço público em Lordelo, nomeadamente o recrutamento de mais médicos.
Dotar o Centro de Saúde de Lordelo com atendimento 24 horas e com especialidades médicas.
Colocação de um médico a consultar, diagnosticar e auxiliar os lordelenses gratuitamente nas instalações da Junta de Freguesia de Lordelo durante um fim-de-semana por cada mês.

4 de Agosto 2009

2 comentários:

  1. Vamos votar CDU e acabar com a opressão que existe sobre o povo Lordelense!
    Votar CDU não é crime mas no fascismo/Mota, é. É um atentado contra a liberdade de expressão e de opinião! É um atentado contra a nossa cidade e contra as pessoas que nela residem que por diversos motivos são obrigadas a abdicarem de valores que defendem para ceder a pressões puramente fascistas.
    Isto tudo porque, a oposição ao facismo/Mota faz muita confusão ao sistema!
    Porque será?

    ResponderEliminar
  2. Equanto os cidadãos virem a politica com "clubismo" o pais esta acorrentado a duas forças politicas (PS/PSD).Quando os nossos jovens se deixam comprar por jantares de 15€ e lanches organizados pelos referidos partidos que so tem cabeças de lista ricos(em €)o pais nao pode avançar...Infelizmente o povo esta retraido e tem a ideia errada sobre o comunismo em Portugal e associam-no a coisas mas como ditadura e repressao o certo e k na ditadura esta-mos nos...
    O Blog esta 5 estrelas...
    Continuem o bom trabalho...

    Abraço Camaradas

    Rui Brandao(cndidato CDU a Figueiró Paços de Ferreira)

    ResponderEliminar