BLOGUE DA ORGANIZAÇÃO DA FREGUESIA DE LORDELO DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Há 145 anos, no dia 8 de Março de 1857, teve lugar aquela que terá sido, em todo o mundo, uma das primeiras acções organizadas por trabalhadores do sexo feminino. Centenas de mulheres das fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque iniciaram uma marcha de protesto contra os baixos salários, o período de 12 horas diárias e as más condições de trabalho. A manifestação foi violentamente dispersada pela polícia.  
O Dia Internacional da Mulher está historicamente ligado ao movimento revolucionário, que o proclamou e assumiu como um dia de luta das mulheres trabalhadoras.
Proposto há 100 anos, na 2ª Conferência Internacional de Mulheres (Copenhaga), por Clara Zetkin – destacada dirigente do movimento comunista alemão e internacional –, como Dia Internacional da Mulher, a sua consagração marcou uma nova etapa da luta das mulheres contra a exploração capitalista, transformando uma data simbólica em projecto de mobilização das trabalhadoras de todo o
mundo pela sua emancipação económica, social e política. 
Hoje persistem não só profundas injustiças e discriminações mas também perigos que importa derrotar. Mas a vida provou que a as grandes causas da liberdade, da democracia, do socialismo continuam actuais, e são incontornáveis na luta das mulheres, dos trabalhadores e dos Povos. No
centenário do Dia Internacional da Mulher, o PCP reafirma às mulheres do nosso país que, sejam quais forem as circunstancias, podem contar com o PCP.

Sem comentários:

Enviar um comentário