BLOGUE DA ORGANIZAÇÃO DA FREGUESIA DE LORDELO DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

terça-feira, 26 de junho de 2012

Resumo da sessão da Assembleia de Freguesia de Lordelo



Decorreu, ontem, mais uma sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Lordelo.

Miguel Correia, eleito da CDU, lembrou que na sessão de 5 Dezembro 2011 foi aprovada uma moção sobre o problema dos transportes públicos em Lordelo, aprovada por unanimidade. Questionou se, entretanto, havia algum progresso com vista a resolução do problema.
Abordou o problema do acesso ao futuro posto da GNR que se encontra demasiado próximo da levada do Souto, “quase em cima” do bar da Associação Moinho, questionando se o projecto da futura estrada tem em conta este problema. Na esteira desta questão, perguntou ao presidente da Junta de Freguesia se reafirmava que o posto da GNR, em construção, entrará em funcionamento antes do fim do actual mandato.

Sobre o problema dos transportes, o PSD e o Executivo dizem que não há nada a fazer, uma vez que a empresa Auto-Aviação Pacense tem o monopólio da área onde se insere Lordelo. Contudo, dizem que há alguma esperança de resolução do problema se o concelho de Paredes passar a integrar a Área Metropolitana do Porto.

Relativamente ao acesso ao futuro posto da GNR, Joaquim Mota afirmou que o projecto beneficiará aquela zona, junto ao rio Ferreira. Afiançou que o novo posto da GNR estará pronto antes do final do mandato, até porque o empreiteiro está obrigado a concluir a obra até ao final do presente ano.
Ainda sobre a questão do rio, o presidente da Junta informou que há orçamentos elaborados para prolongar a conduta da ETAR da Arreigada. O objectivo é colocar uma conduta da Levada do Souto, onde actualmente termina a que provém da ETAR, até à Mini-Hídrica de Penhas-Altas, de forma a salvaguardar da poluição grande parte do percurso do rio, em Lordelo. Contudo, não adiantou qualquer prazo para o começo da obra.

Relativamente à toponímia, foram aprovadas os nomes das seguintes ruas:
- Rua do Serrador (acesso à ponte do Serrador, na Levadinha);
- Calçada de S. José (junto à rua e capela de S. José);
- Rua Ilídio Ferreira (acesso à fábrica “Disarte).

Nesta sessão foi ainda aprovada, por unanimidade, a inscrição da Junta de Freguesia na ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias.

Sem comentários:

Enviar um comentário