BLOGUE DA ORGANIZAÇÃO DA FREGUESIA DE LORDELO DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

terça-feira, 3 de julho de 2012

Apontamentos recolhidos numa Assembleia Municipal de Paredes

1) O Relatório de Actividades e Situação Financeira do Município (Abril – Junho 2012) tem 62 págs. (quer na versão CD quer na versão papel).
2) Dessas 62 págs., 9 págs. estão em branco. As restantes 53 págs. dividem-se pelos diferentes pelouros e gabinetes. Assim retirada a Capa, ficam 9 págs para o Pelouro da Ação Social, 1 pág para o Pelouro da Juventude, 3 págs para o Pelouro do Desporto e Equipamentos Desportivos, 4 págs para o Pelouro do Planeamento e Desenvolvimento Urbano, 1 pág para o Pelouro do Turismo, 2 págs para o Gabinete de Arqueologia e Património, 1 pág para o Pelouro da Inovação, 10 págs para o Pelouro da Cultura (por erro as 5 págs da Cultura são reproduzidas duas vezes), 2 págs para o Pelouro da Educação, 16 págs para o Pelouro do Ambiente e Oficinas Gerais, Feiras e Proteção Civil, 1 pág para o Pelouro dos Serviços Gerais e 2 págs para a Situação Financeira.
3) O Pelouro dos Serviços Gerais é um dos mais sui generis. Para que conste, da sua actividade plasmada em documento consta: “limpeza das casas de Banho Públicas”, “reparação da Bandeira Nacional do Município”, “limpeza ao Museu Municipal”, “preparação do Salão Nobre para a realização de Reuniões…”. Percebe-se assim o que está limpo, reparado ou preparado. Do resto…
4) A mesma actividade (Projecto Voluntariado de Proximidade) aparece referida 2 vezes, uma na actividade do Pelouro de Ação Social e outra no Pelouro da Juventude). Mas com um particularismo: um fala de 10 idosos, 4 técnicos e 17 jovens voluntários e outra em 10 idosos, 4 técnicos e 18 jovens voluntários. Façamos a média: 17 voluntários e meio.
5) No Pelouro de Ação Social, são inúmeras as reuniões discriminadas uma a uma, inúmeras as participações, diversificadas as actividades. Para que conte, há entidades ou projectos como Agenda Regional para a Empregabilidade – Pacto Territorial para a Empregabilidade do Tâmega e Sousa, Norfin – Entidade Gestora do programa Mercado Social de Arrendamento, Associação Pegadas de Amor, Geração Aventura, MIS – Modelo Institucional de Suporte, Plataforma Supraconcelhia do Tâmega, Invista 2012- Feira do Emprego, Formação Profissional e Empreendedorismo, Rede Europeia Contra a Pobreza EAPN – Projecto ROMI, Banco Local de Voluntariado, Gabinete de Apoio (ou Acompanhamento?) Psicológico – Projecto Solidariedade em acção, Clube de Emprego, Programa Rede Social, Paredes Social, Projecto Mão Solidária – Loja Social de Paredes, ProjectoTeleassistência, CPCJ, Conhecer para Intervir- Ser cigano (Entre) Paredes, etc.etc. A continuar…

Sem comentários:

Enviar um comentário